Carlos Roberto Maciel Levy

Crítico e Historiador de arte

  E-mail

Conteúdo  

Publicações: Obras em Preparação

JOHANN GEORG GRIMM: VIDA E OBRA 1846-1887

Johann Georg GrimmAmplo estudo sobre o artista alemão que revolucionou a pintura de paisagem no Brasil durante os últimos anos do período monárquico, exercendo poderosa influência que alcançaria as primeiras décadas do século XX por meio da obra de Antônio Parreiras, um de seus principais discípulos ao lado do marinhista Giovanni Battista Castagneto. O livro inclui farta documentação inédita, incluindo quase toda a produção de pinturas e desenhos realizada na Europa e até então desconhecida (leia aqui um artigo de 1996 sobre este tema). Em estágio final de publicação, será lançado em breve.

HENRI NICOLAS VINET 1817-1876

Henri Nicolas VinetEstudo inédito sobre o principal paisagista no Brasil durante as décadas de 1860 e 1870. Os originais do livro estão prontos mas sem data prevista para publicação, aguardando oportunidade para ampliar o catálogo da obra do artista. Leia aqui o texto integral de um artigo preliminar publicado em 1988.

ANTÔNIO BANDEIRA 1922-1967

Antônio BandeiraEstudo inédito sobre o mais importante pintor brasileiro ligado às correntes internacionais do abstracionismo informal. Não há qualquer previsão para conclusão e publicação do trabalho: provavelmente a futura edição será em formato digital, pela extensão do material iconográfico que inclui. Leia aqui o texto integral de um artigo preliminar publicado em 1985, estabelecendo analogia com a obra da artista portuguesa Maria Helena Vieira da Silva.

 Obras Publicadas
 Múltipla Autoria
 Em Preparação



Embora existam outros livros em preparação (sobretudo reedições e obras de referência), os três aqui mencionados são os projetos inéditos mais antigos.

Termos e condições Copyright © 1995-2023 Carlos Roberto Maciel Levy. Todos os direitos reservados.