Carlos Roberto Maciel Levy

Crítico e Historiador de arte

  E-mail

Conteúdo  
Estudo de reflexos

A imagem reproduz detalhe da pintura Estudo de Reflexos (1909), de CARLOS OSWALD, pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro RJ.


Textos e Críticas

500 ANOS DA PINTURA BRASILEIRA
Análise do CD-ROM de autoria do historiador e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, publicado sob direção editorial de Raul Luís Mendes Silva.

ENCOBRINDO O BRASIL
Análise da exposição O Brasil Redescoberto, organizada pelo Paço Imperial e pelos Museus Castro Maya, no Rio de Janeiro, em setembro / novembro de 1999.

SEXO, HIPOCRISIA E TRIBUNAIS
Comentário sobre a absurda decisão do National Press Club, de Washington, EUA, de banir de suas dependências a notável pintura Frinéia, de Antônio Parreiras.

VISITANDO O MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES
Relato de uma decepcionante visita ao MNBA, um dos mais importantes museus federais brasileiros, e a algumas das exposições nele apresentadas em abril de 1998.

RECORDANDO GRIMM E UM ENIGMA
Lembrança do sesquicentenário de nascimento do pintor e professor alemão Johann Georg Grimm (1846-1887), que viveu no Brasil por quase dez anos e revolucionou nossa pintura de paisagem.

Nesta seção são apresentados textos já publicados em periódicos especializados e catálogos de exposição, bem como material inédito contendo opinião do autor sobre temas da atualidade — em especial aqueles de natureza polêmica.

Termos e condições Copyright © 1995-2023 Carlos Roberto Maciel Levy. Todos os direitos reservados.